Ir para conteúdo ↓
map

UWC Robert Bosch College

Freiburg, Alemanha

200 estudantes entre 16-19 anos

Inaguração

2014

3 March 2017

O UWC Robert Bosch College é um projeto conjunto do Comitê Nacional Alemão (Deutsche Stiftung UWC) e da Fundação Robert Bosch. Localizado em Freiburg, a “cidade verde” da Alemanha, o colégio tem um foco especial em sustentabilidade, que é inserido na vida acadêmica, estudantil e na arquitetura do local. A proximidade da escola com o Parque Nacional da Floresta Negra permite, além de tudo isso, uma experiência da natureza ao ar livre completa. Diversidade deliberada é um dos principais objetivos do colégio. Para esse propósito, 70% do corpo estudantil do colégio são agraciados com bolsas integrais, graças ao incentivo do Ministério de Estado, da Fundação Robert Bosch, B. Braun Melsungen AG dentre outras fundações e indivíduos.

Características Únicas

  • Diversidade deliberada – Mais de 90 nacionalidades falando quase 60 línguas e representando todos os maiores grupos religiosos.
  • Sustentabilidade – Parcerias com instituições locais e experiências de estudantes e corpo docente formam a base da educação voltada à sustentabilidade no colégio.
  • Cidade Universitária de Freiburg - Localizado nas proximidades de Freiburg. estudantes podem se beneficiar da vida cultural, além de terem uma gama de escolhas para projetos CAS - Criatividade, Ação, e Serviço
Acadêmico 

O UWC Robert Bosch College oferece o Programa de Diploma do Bacharelado Internacional (IBDP). Dado o foco em sustentabilidade, as Ciências Naturais bem como o campo das Exatas têm devida importância. Além de outros cursos-padrão, o colégio oferece Árabe, Artes e Culturas Globais, Pensamento Político, e História da Ásia e Oceania. As turmas no RBC tendem a ser pequenas, com uma média de 10 a 12 estudantes por turma.

Extracurricular 

As seções de Atividade e Criatividade do programa CAS incluem várias opções—geralmente lideradas pelos alunos—de engajamento, tais como blogging, improvisar com o grupo A-Capella, se apresentar em instituições locais com o Quarteto de Cordas RBC, debate, clube de cozinha vegana, dança de salão ou Bollywood, futebol, escalada, yoga ou Taekwondo.

O colégio trabalha em parceria com 26 instituições e organizações situadas na cidade de Freiburg, incluindo escolas, campos de refugiado, serviços sociais para os sem-teto, asilos e institutos ecológicos. Uma vez por semana, ao invés de aulas, os estudos visitam e participam de um desses projetos.

Duas vezes por ano, durante a chamada Project Week, os estudantes participam em projetos atrelados à objetivos de aprendizagem específicos que podem ser serviços sociais, uma atividade física ou algo criativo.

Quatro vezes durante o ano letivo, o colégio suspende as aulas e organiza Dias de Enfoque Especial para toda a comunidade. Esses dias incluem apresentações, workshops e discursos sobre um único tema, tal como Diálogo Inter-religioso, Democracia, Justiça e Injustiça ou Sustentabilidade.

Integrado ao currículo escolar estão também sessões adicionais voltadas para a discussão de atualidades—os Global Affairs. Estas podem abordar desde política, religião e economia até estudos sociais e tendências culturais, geralmente envolvendo palestrantes de renome.

Finalmente, o campus em si funciona como uma comunidade: cada estudante é encorajado a escolher uma área de interesse nos limites do colégio e contribuir para sua manutenção e crescimento. Seja na biblioteca, na horta ou no escritório de marketing, para esses alunos encontrar formas de serem úteis à comunidade é só uma outra maneira de se engajar.

Campus e Instalações 

O UWC Robert Bosch College tem sede em um antigo monastério, renovado e parcialmente reconstruído pela Fundação Robert Bosch. As salas de aula, biblioteca, assim como a academia e os laboratórios de artes e ciências ficam neste prédio histórico, datado de 1850. O último piso acomoda salas e escritórios de professores e funcionários, e a ‘Sala do Silêncio’, onde ocorrem sessões de yoga e meditação e onde os alunos podem praticar sua fé individualmente.

O Kartaus (monastério, em alemão) é cercado de pomares, campos e a histórica horta monástica, cultivada por alunos e funcionários de forma totalmente orgânica. Em cultivo desde 1340, o jardim foi fundado originalmente por monges cartuxos e foi restaurado até os dias de hoje. O jardim é fortemente arraigado na missão de sustentabilidade do RBC e é considerado uma sala de aula verde.

Atrás do antigo monastério, um edifício recém-construído acomoda o refeitório (Mensa) e o auditório. A Mensa é operada por uma ONG que promove a inclusão social e econômica de pessoas com necessidades especiais chamada “Dreisamwerke”. Sob cada estudante recai a expectativa de ajudar nos serviços da cozinha em forma de rodízio.

As acomodações estudantis, num dito ‘Vilarejo dos Estudantes’, se localizam opostas ao Kartaus e foram construídas com intuito de contrastar com a edificação histórica. 8 residências estudantis e 4 residências para funcionários formam esse vilarejo, todas em forma de cubos. Cada casa oferece uma perspectiva diferente dos arredores, um reflexo da diversidade nelas contida: 24 estudantes compartilham uma casa, 4 por quarto. As casas de três pavimentos têm, ainda, uma sala de convivência com cozinha compartilhada por todos e dois pisos residenciais, cada um com um banheiro. Todos esses prédios são de baixo impacto ambiental e construídos de acordo com as rigorosas normas de eficiência energética de Freiburg.

Localização 

O UWC Robert Bosch College está localizado em Freiburg, Alemanha, na ponta da Floresta Negra, a somente 30 minutos da fronteira com a França e a Suíça.

You have not allowed cookies and this content may contain cookies.

If you would like to view this content please

Contato


UWC Robert Bosch College
Kartäuserstraße 119
79104 Freiburg

17 Colégios no mundo