Skip to content ↓

Etapas

Conheça abaixo os detalhes aplicáveis ao funcionamento do processo seletivo de 2019:

Etapa 1: Prova online e avaliação do perfil do(a) candidato(a) 

conteúdo dessa prova cobre primordialmente o currículo do ensino fundamental, além de noções sobre questões sociais, econômicas, políticas e culturais contemporâneas. As provas são realizadas online, conforme data e horários informados no cronograma vigente, cumprindo-se o horário oficial de Brasília.

Candidatos(as) melhor classificados na prova objetiva terão seus applications (formulários de apresentação pessoal) revisados e poderão ser convidados(as) a participar das entrevistas, conforme o cronograma. 

Etapa 2: Entrevistas online 

Aqueles(as) candidatos(as) que melhor se classifiquem na Etapa 1, são convidados(as) para uma entrevista com psicólogos e/ou ex-alunos(as), realizada por videoconferência. Instruções específicas são providas individualmente aos(às) candidatos(as) habilitados(as). Nessas conversas, entrevistadores(as) buscam aprofundar seu conhecimento, por exemplo, sobre a trajetória de cada estudante.

Etapa 3: Convívio 

Participam candidatos(as) que melhor se classifiquem na Etapa 2. Durante um fim de semana imersivo, selecionadores(as) avaliam mais profundamente os(as) candidatos(as) por meio de dinâmicas de grupo presenciais. Estudantes também realizam uma prova de teor semelhante ao da prova online.

A UWC Brasil disponibiliza acomodação e alimentação durante essa etapa. O deslocamento ao local ou a um ponto de encontro central é de responsabilidade de cada candidato(a) e seus responsáveis. Detalhes específicos são providos no ato de convocação. Em edições anteriores, o convívio foi realizado em localidades no Estado de São Paulo.

Os detalhes e resultados parciais de cada etapa podem ser informados aos candidatos(as) por email ou pela ferramenta de gestão de candidaturas, conforme o cronograma. As edições do processo seletivo são regidas pelo respectivo termo de participação.