Ir para conteúdo ↓

Etapas

Conheça, em linhas gerais, como funciona nosso processo seletivo, realizado em três etapas.

Etapa 1: Prova e avaliação do perfil do(a) candidato(a) 

Consta de:

  1. um formulário de apresentação pessoal (preenchido juntamente com a inscrição online)
  2. uma prova objetiva de múltipla escolha
  3. uma prova dissertativa (redação)

O conteúdo destas provas cobre primordialmente o currículo do ensino fundamental, além de noções sobre questões sociais, econômicas, políticas e culturais contemporâneas.

Candidatos(as) melhor classificados na prova objetiva terão seus formulários de apresentação  pessoal revisados e poderão ser convidados(as) a realizar a prova dissertiva, conforme o cronograma. 

Etapa 2: Entrevistas 

Aqueles(as) candidatos(as) que melhor se classifiquem na Etapa 1, são convidados(as) para uma entrevista com psicólogos e/ou ex-alunos(as), realizada presencialmente ou por videoconferência. Os locais disponíveis são informados a cada ano no ato de convocação para entrevistas, para escolha entre opções pré-determinadas (ou online).

Etapa 3: Convívio 

Participam candidatos(as) que melhor se classifiquem nas Etapa 2. Durante um fim de semana imersivo, selecionadores(as) avaliam mais profundamente os(as) candidatos(as) por meio de dinâmicas de grupo presenciais.

A UWC Brasil disponibiliza acomodação e alimentação durante essa etapa. O deslocamento ao local ou a um ponto de encontro central é de responsabilidade de cada candidato(a) e seus responsáveis. Detalhes específicos são providos no ato de convocação. Em edições anteriores, o convívio foi realizado em localidades no estado no São Paulo.

Os detalhes e resultados parciais de cada etapa podem ser informados a candidatos(as) por email ou pela ferramenta utilizada na 2ª parte da inscrição, conforme o cronograma. As edições do processo seletivo são regidas pelo respectivo termo de participação.