Ir para conteúdo ↓

Nossa História

No contexto turbulento do século XXI, os objetivos dos colégios UWC são tão relevantes hoje quanto eram em 1962 – senão ainda mais.

O movimento UWC foi fundado em 1962, ano em que o Atlantic College, no sul do País de Gales, admitiu sua primeira geração de estudantes. Em pleno auge da Guerra Fria, o objetivo era unir jovens de diferentes nações para agirem como embaixadores da paz, oferecendo uma educação fundamentada no aprendizado compartilhado, na colaboração e na compreensão mútua.

O conceito educacional dos colégios UWC foi baseado nas ideias do renomado pedagogo alemão Kurt Hahn, um dos fundadores do movimento. Kurt Hahn acreditava que a escola deve oferecer uma preparação para a vida, e não apenas para a universidade. Acreditava ainda que a educação deve ajudar os alunos a desenvolver a resiliência e a capacidade de enfrentar tanto o sucesso quanto o fracasso.

A criação do movimento UWC em 1962 foi o ápice da materialização das visões de Kurt Hahn sobre a educação. Considerado precursor em seu campo, ele também esteve à frente de outras iniciativas, como a fundação da Salem School, na Alemanha, e da Organização Outward Bound. Em 1958, ao participar de uma conferência no colégio de defesa da OTAN, sentiu-se inspirado pela cooperação que testemunhou entre países que, anteriormente, haviam sido adversários na Segunda Guerra Mundial. Pensou que, se fosse possível unir jovens de todo o mundo num só local em que eles pudessem aprender e estudar juntos, seria possível prevenir futuros conflitos. Da convicção de Kurt Hahn de que a educação tem poder para mudar o mundo, nasceu o movimento UWC, com a missão de fazer da educação uma força para unir pessoas, nações e culturas pela paz e um futuro sustentável. 

Desde então, os United World Colleges têm se empenhado firmemente em proporcionar aos seus alunos uma experiência educacional desafiadora e transformadora, de modo a inspirá-los a tornar-se agentes de transformação positiva e a criar um futuro mais pacífico e mais sustentável.

Page 1

Cronologia

Atualmente

1


Número de colégios UWC no mundo

150


Estamos presentes em mais de 150 países por meio de nossos comitês nacionais.

60.000


Mais de 60.000 estudantes de aproximadamente 180 países já estudaram nos colégios UWC ou participaram de programas de curta duração.