Ir para conteúdo ↓

Inscrições

O ingresso no programa residencial de dois anos dos nossos 18 colégios em 4 continentes ocorre anualmente por meio de processo seletivo, conduzido em mais de 150 países. 

É necessário o cumprimento de todos os procedimentos obrigatórios da edição vigente, sempre em conformidade com os requisitoscronograma oficial.

O processo seletivo de 2020 seleciona estudantes para ingressar nos colégios UWC no segundo semestre de 2021 (ou primeiro semestre de 2022, no caso do colégio de Eswatini). 

Inscrição

Para dar início à candidatura no processo seletivo vigente, é necessário o preenchimento do formulário de inscrição. Esse formulário de cadastro solicitará informações básicas pessoais, familiares e educacionais. Após o preenchimento compatível com os requisitos e demais instruções, será enviada uma notificação por email contendo instruções para pagamento da taxa de inscrição.

É de responsabilidade de cada participante informar um endereço eletrônico e cadastro de pessoa física (CPF) próprio, único e válido no preenchimento de sua inscrição. Não será admitida a duplicidade de cadastro – em hipótese alguma o mesmo endereço de email ou CPF deve ser utilizado mais de uma vez no cadastro. 

Certifique-se de informar todos os dados corretamente ao realizar o cadastro. Não nos responsabilizamos pela correção de dados informados incorretamente, o que pode impossibilitar a continuidade do cadastro e da candidatura. 

Taxa de Inscrição

Após o preenchimento válido da inscrição, será enviada uma mensagem ao email de cadastro de cada candidato(a) contendo um boleto de pagamento em anexo e um link individual para pagamento da taxa de inscrição por cartão de crédito, se assim preferir. As cobranças são geradas nominalmente, com o nome e CPF de cada candidato(a). Residentes no exterior receberão instruções específicas para realizar o pagamento. 

O valor da taxa de inscrição varia ao longo do período de inscrições, conforme informado no cronogorama oficial e será determinado, em cada caso, automaticamente de acordo com a data de geração do boleto e link de pagamento. O prazo de validade de cada boleto e link de pagamento será explicitamente informado por email, no próprio boleto e na plataforma de pagamento. Após o vencimento, será possível gerar novo boleto e link de pagamento por meio de link individual provido por email a cada candidato. 

Após a aprovação do pagamento, encaminharemos uma notificação de confirmação por email e cada inscrição será validada automaticamente. A taxa de inscrição não é reembolsável. A UWC Brasil não se responsabiliza por pagamentos realizados em duplicidade. 

Os pagamentos serão processados pela plataforma segura do Boleto Fácil (Juno). Informe-se e tire dúvidas sobre possíveis formas de pagamento e prazos de processamento no nosso Guia Oficial.

Candidatos(as) Treineiros(as)

Candidatos(as) que não cumpram os requisitos para participar do processo seletivo poderão prestar a prova na condição de “treineiros(as)”, sem participar das demais etapas ou concorrer às vagas ofertadas no ano de participação nessa capacidade. A inscrição na modalidade de treineiro(a) deve ser realizada por meio do formulário geral de cadastro.

Não serão divulgadas as notas ou a colocação de qualquer candidato(a), nem tampouco haverá revisão de provas. Para participar do processo seletivo na capacidade de "treineiro(a)", deve ser paga uma taxa de inscrição no valor fixo de R$50,00. Não será concedida isenção à taxa de inscrição para estudantes "treineiros(as)". A taxa de inscrição não é reembolsável. A participação do processo seletivo como "treineiro(a)" não concede crédito financeiro referente à taxa de inscrição de edições de anos posteriores. O desempenho da pessoa em um ano tampouco será considerado para substituição de resultados em edições futuras.

Solicitação de Isenção

No processo seletivo de 2020, estarão aptos(as) a solicitar isenção à taxa de inscrição estudantes de baixa renda que cumpram os requisitos para concorrência a vagas nos colégios UWC, nos seguintes casos:

  • Estudante possui Número de Identificação Social (NIS) único e válido no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); ou
  • Candidato(a) estuda em escola pública e família possui renda mensal média de até um salário mínimo e meio; ou
  • Candidato(a) estuda em escola particular com bolsa integral e família possui renda mensal média de até um salário mínimo e meio; ou
  • Candidato(a) estuda em escola pública e família possui renda mensal média por integrante de até meio salário mínimo; ou
  • Candidato(a) estuda em escola particular com bolsa integral e família possui renda mensal média por integrante de até meio salário mínimo.

Como solicitar isenção da taxa de inscrição

Candidatos(as) que não puderem arcar com a taxa de inscrição e se encaixarem nos critérios acima poderão solicitar isenção após receber confirmação a respeito de sua inscrição (que deve ser realizada pelo link acima). Para realizar a solicitação, deverão acessar o botão a seguir e responder o questionário. Não será concedida isenção a candidatos(as) treineiros(as).

Somente será aceito um cadastro e solicitação de isenção à taxa de inscrição por pessoa. Envios realizados em duplicidade poderão ser desqualificados sem aviso prévio. Documentação adicional de comprovação da condição que justifique a solicitação de isenção poderá ser exigida posteriormente.

Prazo

Solicitações de isenção à taxa de inscrição poderão ser feitas durante o período informado explicitamente no cronograma oficial.

Candidatos(as) que não se enquadrem nos critérios estabelecidos para concessão de isenção da taxa de inscrição poderão permanecer no processo seletivo mediante o pagamento da taxa de inscrição conforme taxas e prazos vigentes.

Application & Documentação Adicional (FluidReview)

Os dados de acesso à ferramenta FluidReview serão enviados ao email de cadastro de cada candidato(a) habilitado(a) que tiver realizado o pagamento da taxa de inscrição ou tido isenção concedida, em data única informada no cronograma oficial. Candidatos(as) treineiros(as) não terão acesso a essa ferramenta, somente aos procedimentos de prova – conforme o cronograma. Recomendamos verificar pastas secundárias, de SPAM ou lixo eletrônico.

Os formulários e requisitos apresentados nessa ferramenta devem ser preenchidos e cumpridos conforme os prazos do cronograma vigente para que o(a) candidato(a) tenha acesso habilitado às etapas posteriores. Entre os formulários, encontra-se o application, que consiste em um formulário de apresentação pessoal. Instruções específicas serão apresentadas e devem ser consultadas diretamente na plataforma.