Ir para conteúdo ↓

Como Funciona

Estudantes que ingressam no programa residencial dos colégios UWC, moram no campus de cada colégio e convivem por 2 anos com colegas de, em média, mais de 80 nacionalidades e os mais diversos contextos. Todos os colégios oferecem o programa acadêmico do International Baccalaureate (Bacharelado Internacional). No dia-a-dia da comunidade de cada uma de nossas unidades, o aprendizado em sala de aula é complementado por atividades extracurriculares de Criatividade, Atividade e Serviço. A cada ano, estudantes organizam também uma Semana de Projetos (Project Week), na qual realizam atividades independentes, podendo aprofundar-se em assuntos de seu interesse e sempre desempenhando atividades de impacto socioambiental positivo.

Ano Letivo, Recesso e Férias 

O programa residencial é constituído por dois anos letivos de aproximadamente 9 meses. As aulas vão de agosto ou setembro a maio ou junho, na maioria dos colégios (localizados no hemisfério norte). No colégio localizado na Suazilândia, as aulas têm início entre janeiro e fevereiro e se encerram no mês de novembro.

No meio do ano letivo (dezembro/agosto), há um recesso de cerca de três semanas. Dado o custo elevado do retorno ao seu país de origem, é bastante comum que estudantes se organizem para viajar pelo país em que se encontram e/ou passem o Natal, Ano Novo e outras datas comemorativas com colegas do colégio. Sempre que possível nossos colégios organizam programas de familias anfitriãs (host families), que hospedam e dão apoio a esses(as) jovens durante o recesso. Somente no caso de algumas unidades, é possível a permanência no campus, conforme planejamento da instituição a cada ano. 

Entre o primeiro e segundo ano nos colégios, existe um período de férias prolongadas de aproximadamente três meses.  É necessário organizar-se para retornar ao país de origem (o mais comum) durante esse período, em que não é possível a permanência no campus. 

Residência & Alimentação 

De modo geral, estudantes compartilham quartos entre grupos de 2 a 5 pessoas do mesmo gênero. As residências são localizadas no campus dos colégios. Sua quantidade ou configuração varia conforme o conceito arquitetônico e estrutura de cada unidade.

As alimentações são ofertadas para estudantes, docentes e funcionários(as) em refeitórios próprios de cada colégio. O cardápio tende a buscar um equilíbrio entre os costumes (e principalmente ingredientes) locais e um público internacional. Durante semanas temáticas, estudantes costumam preparar refeições típicas de seus países e regiões para toda a comunidade. Nossos colégios esforçam-se também para acomodar restrições alimentares, sempre que possível. 

Currículo Acadêmico: International Baccalaureate 

Conheça a fundo o currículo acadêmico do programa do IB Diploma. Todas as aulas, exceto as de outros idiomas, são ministradas em inglês na grande maioria dos colégio. No colégio da Costa Rica, matérias são ofertadas em inglês e espanhol. Entretanto, saber inglês e/ou espanhol não é pré-requisito para aprovação no nosso processo seletivo. 

Atividades Extracurriculares (CAS) 

Atividades extracurriculares também são parte integral da experiência imersiva de dois anos nos colégios UWC. As opções ofertadas, algumas das quais podem ser organizadas e lideradas por estudantes, são divididas entre três categoriais principais: Criatividade, Atividade e Serviço (CAS). Elas tendem a ser ofertadas no contraturno das aulas, podendo haver também opções nos finais de semana.

Segurança & Emergências 

Cada colégio estabelece seus protocolos de segurança, conforme o que ditam a necessidade e prudência. Tais normas podem variar, por exemplo, conforme a configuração do campus (aberto ou isolado).

De modo geral, cada residência ou grupo de estudantes fica sob a responsabilidade de um adulto, que coordena os aspectos residenciais e se responsabiliza pela confirmação diária de que os(as) estudantes encontram-se presentes no campus em horários pré-estabelecidos. A entrada e saída de nossos campus fechados é monitorada e restrita a integrantes da comunidade. 

A ausência e permanência prolongada fora do campus (ex: visitas à capital ou viagens de final de semana) requerem, na maioria dos casos, autorização prévia, especialmente para menores de idade. Algumas de nossas unidades podem apresentar restrições quanto à frequência ou duração máxima de viagens, por segurança e para que não haja prejuízo ao espírito de comunidade promovido em cada colégio.

Nossas unidades contam com enfermarias e protocolos para primeiros socorros e atendimentos de emergências médicas. Alguns de nossos colégios oferecem também centros médicos equipados para atendimento in loco e/ou convênios pré-estabelecidos com principais hospitais ou clínicas mais próximos. Planos de saúde e serviços (públicos ou privados) são informados em mais detalhes por cada instituição antes da matrícula e ingresso nos colégios.

As modalidades mais comuns de cobertura tendem a não contemplar serviços oftamológicos e odontológicos. A obtenção de planos de saúde de viagem particulares adicionais geralmente não é necessária, mas fica a critério de cada família, naturalmente.

Contato e Acompanhamento Familiar 

É comum nos referirmos aos dois anos nos colégios UWC como um período bastante intenso e imersivo. Estudantes viajam para o exterior desacompanhados, sendo recebidos por seus segundos anos, ou conforme organizado pelo colégio.

A experiência requer maturidade e autonomia, mas a tecnologia permite cada vez mais aproximar famílias do dia-a-dia de estudantes nos colégios – levando em consideração o fuso horário e agendas de cada estudante, claro. É comum a presença de computadores pessoais, acesso a Wi-Fi e smartphones em nossas unidades. 

Com frequência geralmente trimestral, nossos colégios encaminham às famílias e comitês nacionais relatórios referentes à performance acadêmica dos(as) estudantes e seu envolvimento em outros aspectos chave da comunidade, como atividades extracurriculares de CAS e grupos de mentoria. A maioria de nossos colégios já disponibiliza também o acesso de responsáveis a ferramentas online de acompanhamento do desempenho de estudantes. 

Processo Seletivo 

O ingresso nos colégios UWC é realizado por meio de processo seletivo realizado anualmente conforme o cronograma, requisitos e procedimentos informados.