Skip to content ↓

Inscrições

O ingresso no programa residencial de dois anos dos nossos 18 colégios em 4 continentes ocorre anualmente por meio de processo seletivo, conduzido em mais de 150 países. 

No Brasil, é necessário o cumprimento de todos os procedimentos obrigatórios da edição vigente, sempre em conformidade com os requisitoscronograma oficial.

A UWC Brasil seleciona estudantes para ingressar nos colégios UWC no segundo semestre do ano seguinte ao ano de inscrição no processo seletivo (ou primeiro semestre do ano posterior ao seguinte, no caso do colégio de Eswatini). 

Como Iniciar a Inscrição

Para dar início à candidatura no processo seletivo vigente, é necessário cadastrar-se no sistema de inscrições da UWC Brasil e realizar o preenchimento do formulário de inscrições. Esse formulário solicitará informações básicas pessoais, familiares e educacionais. Após o preenchimento compatível com os requisitos e demais instruções, serão apresentadas instruções para o pagamento da taxa de inscrição. Estudantes interessados(as) em inscrever-se como "treineiros(as)" devem realizar os mesmos procedimentos – veja mais detalhes abaixo. 

É de responsabilidade de cada participante informar um endereço eletrônico e número de cadastro de pessoa física (CPF) próprio, único e válido no preenchimento de sua inscrição. Não será admitida a duplicidade de cadastro – em hipótese alguma o mesmo endereço de email ou CPF deve ser utilizado mais de uma vez no cadastro. Também é exigido informar o endereço eletrônico de contato de pelo menos um responsável legal.

Certifique-se de informar todos os dados corretamente ao realizar o cadastro e preenchimento do formulário. Não nos responsabilizamos pela correção de dados informados incorretamente, o que pode impossibilitar a continuidade do cadastro e da candidatura. 

Taxa de Inscrição

Após o preenchimento válido do formulário de inscrições, serão apresentadas, no sistema de inscrições da UWC Brasil, instruções para o pagamento da taxa de inscrição vigente por PIX utilizando código QR específico. 

O valor da taxa de inscrição varia ao longo do período de inscrições, conforme informado no cronograma oficial e será determinado, em cada caso, automaticamente de acordo com a data de geração do código QR. O prazo de validade de cada código QR será explicitamente informado no sistema de inscrições. Após o vencimento, novo código será gerado automaticamente nas condições do lote de pagamento posterior. 

Após a aprovação do pagamento, encaminharemos uma notificação de confirmação por email e cada inscrição será validada automaticamente. A taxa de inscrição não é reembolsável. A UWC Brasil não se responsabiliza por pagamentos realizados em duplicidade. 

Os pagamentos serão processados pela Efi Bank. Informe-se e tire dúvidas sobre a taxa de inscrição no nosso Guia Oficial.

Candidatos(as) Treineiros(as)

Candidatos(as) que não cumpram os requisitos para participar do processo seletivo, ou que desejem participar de forma limitada, poderão prestar a prova na condição de “treineiros(as)”, sem participar das demais etapas ou concorrer às vagas ofertadas no ano de participação nessa capacidade. A inscrição na modalidade de treineiro(a) deve ser realizada no sistema de inscrições da UWC Brasil, por meio do formulário padrão de inscrições. Não é possível alterar a modalidade de participação após preenchimento de formulário correspondente. 

Não serão divulgadas as notas ou a colocação de qualquer candidato(a), nem tampouco haverá revisão de provas. Para participar do processo seletivo na capacidade de "treineiro(a)," deve ser paga uma taxa de inscrição no valor fixo de R$70,00. Não será concedida isenção ao pagamento da taxa de inscrição para estudantes "treineiros(as)." A taxa de inscrição não é reembolsável. A participação do processo seletivo como "treineiro(a)" não concede crédito financeiro referente à taxa de inscrição de edições de anos posteriores. O desempenho da pessoa em um ano tampouco será considerado para substituição de resultados em edições futuras.

Solicitação de Isenção

No processo seletivo de 2023, estarão aptos(as) a solicitar isenção ao pagamento da taxa de inscrição estudantes de baixa renda que cumpram os requisitos para concorrência a vagas nos colégios UWC, nos seguintes casos:

  • Estudante possui Número de Identificação Social (NIS) próprio, único e válido no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); ou
  • Candidato(a) estuda em escola pública e família possui renda mensal média de até um salário mínimo e meio; ou
  • Candidato(a) estuda em escola particular com bolsa integral e família possui renda mensal média de até um salário mínimo e meio; ou
  • Candidato(a) estuda em escola pública e família possui renda mensal média por integrante de até meio salário mínimo; ou
  • Candidato(a) estuda em escola particular com bolsa integral e família possui renda mensal média por integrante de até meio salário mínimo.

Como solicitar isenção da taxa de inscrição

Candidatos(as) que se encaixarem nos critérios acima poderão solicitar isenção após concluírem preenchimento válido do formulário de inscrições. Um link individual ao formulário de solicitação de isenção ao pagamento da taxa de inscrição será disponibilizado no sistema de inscrições junto às instruções de pagamento da taxa de inscrição somente a candidatos cujas inscrições sejam determinadas aptas a realizar a solicitação, mediante verificação prévia do cadastro. Para realizar a solicitação, é necessário acessar o link individual disponibilizado e responder um formulário adicional para tal finalidade. Não será concedida isenção a candidatos(as) treineiros(as).

Somente será considerada uma solicitação por inscrição. Documentação adicional comprobatória da condição que justifique a solicitação de isenção será exigida para possível deferimento da solicitação, conforme detalhado abaixo.

Prazo

Solicitações de isenção à taxa de inscrição poderão ser feitas somente durante o período informado explicitamente no cronograma oficial.

Candidatos(as) que não se enquadrem nos critérios estabelecidos para concessão de isenção da taxa de inscrição poderão permanecer no processo seletivo mediante o pagamento da taxa de inscrição conforme taxas e prazos vigentes.

Documentação Comprobatória

Após o envio de solicitação válida, será obrigatório o envio de documentação comprobatória específica durante o prazo determinado no cronograma oficial – para revisão pela UWC Brasil. A documentação exigida deverá ser consultada nos formulários específicos, quando disponíveis. Não será fornecida informação prévia e privilegiada a candidato(a) algum(a). O procedimento de envio deverá ser realizado exclusivamente por meio dos formulários disponibilizados para essa finalidade. Devem ser observadas as datas e procedimentos descritos no cronograma oficial.

Atenção: o não comparecimento à prova por indivíduos cuja solicitação tenha sido deferida inviabiliza novas solicitações em anos posteriores. Em caso de desistência da participação do processo seletivo, é necessário notificar a UWC Brasil com antecedência prévia à prova para que seja avaliada a possibilidade de cancelamento sem bloqueio de solicitações futuras.

Formulários & Procedimentos Obrigatórios

Após o pagamento da taxa de inscrição ou processamento de solicitação de isenção válida, serão apresentados formulários e procedimentos de preenchimento e cumprimento obrigatório conforme os prazos do cronograma vigente para que o(a) candidato(a) tenha acesso habilitado às etapas posteriores. Instruções específicas serão apresentadas e devem ser consultadas diretamente na plataforma. Candidatos(as) treineiros(as) não terão acesso a esses formulários e procedimentos, somente aos procedimentos de prova – conforme o cronograma.