Ir para conteúdo ↓

Sobre o Movimento

UWC (United World Colleges) é um movimento global que faz da educação uma força para unir pessoas, nações e culturas pela paz e um futuro sustentável.

No cerne do espírito UWC encontra-se a convicção de que a educação pode aproximar jovens de todas as origens por meio de um senso compartilhado de humanidade, para se engajarem com a possibilidade de promover transformações sociais a partir de atitudes concretas e corajosas, do exemplo pessoal e da liderança altruísta. Para isso, os colégios UWC proporcionam a cada ano uma experiência educacional estimulante e transformadora a um grupo deliberadamente diverso de jovens, inspirando-os a tornar-se protagonistas de mudanças positivas, em sintonia com os valores que fundamentam o movimento:

  • Compreensão entre nações e culturas
  • Celebração da diferença
  • Responsabilidade e integridade individual
  • Responsabilidade e respeito mútuos
  • Compaixão e serviço
  • Respeito pelo meio ambiente
  • Sentido de idealismo
  • Desafio pessoal
  • Ação e exemplo pessoal

Atualmente, a UWC dispõe de 17 colégios localizados em 4 continentes, a maioria dos quais foca exclusivamente na faixa etária de 16 a 19 anos: uma fase crítica para que a energia e idealismo dos jovens possam ser orientados para a empatia, responsabilidade e ação ao longo da vida. Como currículo formal, ensina-se e obtém-se o Diploma do International Baccalaureate (IB), ou Bacharelado Internacional, programa acadêmico internacional em cujo desenvolvimento os colégios UWC desempenharam um papel fundamental.

Ao longo de dois anos, enfatiza-se a importância da aprendizagem por meio da experiência prática, do serviço comunitário e das atividades ao ar livre. Alguns colégios admitem também estudantes com idades entre os 18 meses e 15 anos – residentes em seus respectivos países de localização –, oferecendo programas acadêmicos que antecedem o currículo do IB. 

Os alunos matriculados no programa residencial dos colégios UWC são selecionados em nível nacional, em mais de 150 países por meio do sistema de comitês nacionais da UWC, único no seu gênero e magnitude. A seleção tem por base o mérito e potencial demonstrados. Em conformidade com os princípios da UWC de promover a educação independente dos meios socioeconômicos dos estudantes, aproximadamente 70% dos alunos cursando o IB nos colégios recebem, durante o programa, apoio financeiro total ou parcial, consoante as suas necessidades. 

Também são promovidos programas educacionais de curta duração – realizados nos campi dos 17 colégios  e outros locais – para que um número maior ainda de pessoas possa ter acesso a uma experiência educacional UWC.

Os colégios UWC promovem um compromisso vitalício com a responsabilidade social e, até hoje, já inspiraram globalmente uma rede de mais de 60.000 ex-alunos, que acreditam ser possível agir e fazer a diferença no nível local, nacional e internacional.