Skip to content ↓

Currículo Acadêmico (IBDP)

A cada ano, aproximadamente 4.000 estudantes dos colégios UWC cursam o International Baccalaureate Diploma Programme (IBDP), um dos programas internacionais pré-universitários mais renomados globalmente. Apesar de o currrículo do IB estar no centro da vida acadêmica de cada um de nossos colégios, a experiência educacional nos UWC vai muito além dos requisitos básicos do programa.  

Acolhendo um corpo estudantil deliberadamente diverso em cada colégio, com estudantes das mais diversas nacionalidades bem como realidades socioeconômicas, culturais, linguísticas, políticas e educacionais, a UWC reconhece que o currículo acadêmico deve acomodar, da mesma maneira, as mais diversas interpretações e percepções, de modo que cada estudante se sinta capaz de representar sua própria história e perspectiva com autenticidade. O programa do IB é, portanto, complementado por discussões de questões globais e outras atividades centradas no desenvolvimento do pensamento crítico e do engajamento nos grandes desafios da atualidade. 

International Baccalaureate (IB – "Bacharelado Internacional")

IB Organisation (IBO, "Organização do IB") foi fundada em 1968. Desde o princípio, a organização dependeu da colaboração e apoio do movimento UWC, devido à sua experiência em promover uma educação progressista e intercultural com ênfase na aprendizagem prática por meio da experiência. Os laços entre as duas organizações são mantidos até os dias de hoje.

Após seis anos como projeto piloto em diferentes instituições, incluindo o UWC Atlantic College no País de Gales, o IBDP foi oficialmente estabelecido em 1975. Nas duas últimas décadas foram desenvolvidos programas para o ensino básico, fundamental e profissional. Todos os programas do IB visam a "encorajar estudantes de todo o mundo a serem ativos, exercerem a compaixão e materem um compromisso de aprendizado ao longo de toda a vida, para que entendam que outras pessoas, mesmo com as suas diferenças, também podem ter razão".

Os vários programas têm ganhado popularidade devido à reputação da organização como uma "referência de excelência" para o ensino internacional, especialmente o IBDP. Atualmente, existem cinco mil escolas credenciadas, educando 1,3 milhões de estudantes nos padrões da organização em nível mundial.

Quais as disciplinas oferecidas no IBDP?

Estudantes cursando o IB Diploma Programme escolhem uma disciplina de cada uma das seis áreas do conhecimento a seguir:

1. Estudos em Línguas e Literatura

2. Aquisição de Línguas

3. Indivíduos e Sociedades

4. Ciências

5. Matemática

6. Artes (em vez de uma disciplina de artes, estudantes podem optar por estudar outra disciplina das áreas de ciências, indivíduos e sociedades, ou aquisição de línguas)

A tabela a seguir apresenta alguns exemplos de disciplinas correspondentes a cada área do conhecimento, disponíveis em nossos colégios

Área do Conhecimento Disciplinas (exemplos)
1. Estudos em Línguas e Literatura Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano
2. Aquisição de Línguas Inglês, Espanhol, Francês, Italiano
3. Indivíduos e Sociedades História, Economia, Psicologia, Geografia, Filosofia, Antropologia Cultural e Social, Política Global
4. Ciências Física, Química, Biologia, Ciência da Computação
5. Matemática
6. Artes Artes Visuais, Teatro, Filme, Música, Dança

Cada estudante cursa, em geral, três disciplinas em nível médio e três em nível alto — o que determina o grau de profundidade do conhecimento, entendimento e habilidades que será esperado demonstrar nos exames e demais avaliações correspondentes. A disponibilidade de disciplinas especificamente varia entre os colégios, muitas vezes em relação à sua localização geográfica e outros elementos que possam enriquecer a oferta de disciplinas com abordagens específicas.   

Em paralelo às seis disciplinas, devem ser cumpridas três exigências centrais à filosofia e experiência de aprendizado do programa do IB: 

  1. Extended Essay (EE - "Monografia"): ao investigar de maneira independente um assunto de seu próprio interesse, estudantes desenvolvem suas habilidades de pesquisa e escrita em profundidade e exigência compatíveis com níveis universitários. O assunto de interesse geralmente é selecionado entre uma das seis disciplinas de estudo do(a) estudante. A monografia não deve exceder 4.000 palavras. Supervisores acadêmicos são designados para acompanhar cada estudante em sua pesquisa e no processo de escrita. 
  2. Theory of Knowledge (TOK – "Teoria do Conhecimento"): a disciplina estimula estudantes a refletir sobre a natureza e origem de seu conhecimento. A avaliação ocorre por meio de uma apresentação e um trabalho de 1.600 palavras. 

  3. Creativity, Activity, Service (CAS – Criatividade, Atividade, Serviço): estudantes participam de uma variedade de projetos e atividades voltados a desenvolver habilidades como seu senso de responsabilidade, criatividade, empatia, preparo físico. Em paralelo, as atividades de CAS permitem que estudantes se envolvam ativamente com a comunidade local. 

A combinação desses elementos auxilia os(as) estudantes no desenvolvimento de sua capacidade analítica, de expressar ideias com clareza, e de construir argumentos persuasivos – um conjunto de habilidades que os(as) prepara para a vida universitária e continuação de seus estudos. Ao mesmo tempo, estudantes têm a oportunidade de inserir seu conhecimento e aprendizado sociocultural em sua experiência acadêmica, aprofundando seu autoconhecimento e conexão com os outros. 

O estudo de duas disciplinas do grupo de Estudos em Línguas e Literatura em idiomas diferentes é uma maneira de obter um diploma bilíngue.

 

“A principal tarefa da educação é assegurar a manutenção das seguintes qualidades: uma curiosidade empreendedora, um espírito invencível, tenacidade na procura, prontidão para a auto-negação sensata, e acima de tudo, compaixão.”

Kurt Hahn, Fundador da UWC