Ir para conteúdo ↓

Como funciona

Conheça, em linhas gerais, como funciona nosso processo seletivo, realizado em três etapas.

Etapa 1: Exame escrito e avaliação do perfil do(a) candidato(a) 

Consta de:

  1. um formulário de apresentação pessoal (preenchido juntamente com a inscrição online)
  2. uma prova objetiva de múltipla escolha
  3. uma prova dissertativa (redação)

O conteúdo destas provas cobre primordialmente o currículo do ensino fundamental, além de noções sobre questões sociais, econômicas, políticas e culturais contemporâneas. As provas são aplicadas presencialmente no território brasileiro, conforme definido anualmente (entenda). Candidatos(as) melhor classificados na prova de múltipla escolha terão lidas suas redações e seus formulários de apresentação pessoal. 

Etapa 2: Entrevistas 

Aqueles(as) candidatos(as) que melhor se classificarem na Etapa 1, são convidados(as) para uma entrevista com psicólogos e/ou ex-alunos(as), realizada presencialmente ou por videoconferência. Os locais disponíveis são informados a cada ano no ato de convocação para entrevistas, para escolha entre opções pre-determinadas (ou online).

Etapa 3: Convívio 

Participam os(as) 20 candidatos(as) que melhor se classificarem na Etapa 2. Durante um fim de semana em uma chácara, selecionadores(as) avaliam mais profundamente os(as) candidatos(as) por meio de dinâmicas de grupo.

Os detalhes e resultados parciais de cada etapa podem ser informados a candidatos(as) em nosso site ou por email, conforme o cronograma do processo vigente. As edições do processo seletivo são regidas pelo respectivo termo de participação.