Skip to content ↓

Etapas

Conheça abaixo os detalhes aplicáveis ao funcionamento do processo seletivo da UWC Brasil com inscrições em 2023 para a modalidade de concorrência a vagas no programa residencial dos colégios UWC:

1. Inscrição e Revisão Preliminar 

Para candidatar-se ao processo seletivo vigente, é necessário realizar por completo todos os passos e procedimentos de inscrição. Todas as inscrições serão revisadas. 

Candidatos(as) cujas inscrições forem selecionadas numa revisão preliminar serão convidados(as) a realizar a prova online em data única e horário específico, conforme o cronograma oficial. 

Candidatos(as) não aprovados(as) nesta etapa poderão realizar a prova em período distinto conforme determinado no cronograma oficial e não estarão aptos(as) a participar das demais etapas do processo seletivo. 

2. Prova Online e Avaliação do Perfil do(a) Candidato(a) 

conteúdo da prova cobre primordialmente o currículo do ensino fundamental, além de noções sobre questões sociais, econômicas, políticas e culturais contemporâneas. As provas são realizadas online, conforme data e horários informados no cronograma vigente, de acordo com o horário oficial de Brasília.

Candidatos(as) melhor classificados(as) na prova objetiva terão seu desempenho nos formulários de apresentação pessoal avaliados e poderão ser convidados(as) a participar das entrevistas, conforme o cronograma.

3. Entrevistas Online 

Candidatos(as) convidados(as) participam de uma entrevista com psicólogos e/ou ex-alunos(as), realizada por videoconferência. Instruções específicas são providas individualmente aos(às) candidatos(as) habilitados(as). Nessas conversas, entrevistadores(as) buscam aprofundar seu conhecimento, por exemplo, sobre a trajetória de cada estudante.

4: Convívio Presencial 

Participam candidatos(as) que melhor se classifiquem nas entrevistas. Durante um fim de semana imersivo, selecionadores(as) avaliam mais profundamente os(as) candidatos(as) por meio de dinâmicas de grupo. Estudantes também realizam uma prova de teor semelhante ao da primeira prova.

A etapa será realizada na forma de um convívio presencial no estado de São Paulo. A UWC Brasil disponibiliza acomodação e alimentação durante essa etapa. A viagem à cidade de São Paulo e deslocamento a um ponto de encontro determinado pela UWC Brasil é de responsabilidade de cada candidato(a) e de seus(suas) responsáveis. Detalhes específicos serão providos no ato de convocação específica.

Os detalhes e resultados parciais de cada etapa podem ser informados aos candidatos(as) por email ou pela ferramenta de gestão de candidaturas, conforme o cronograma. As edições do processo seletivo são regidas pelo respectivo termo de participação.